Arnaldo Azevedo – O Chef Michelin que deu à costa na Foz do Porto

Restaurante Vila Foz | Estrela Michelin 2022 e 2023 | Porto, Portugal

Para o Chef Arnaldo Azevedo, no início deste ano, foi tempo de parar, de renovar inspirações, organizar pensamentos e regressar mais motivado do que nunca para dar continuidade a um trabalho que começou bem lá atrás e que nos últimos dois anos se viu distinguido com um dos mais reputados galardões da gastronomia mundial: a respeitada estrela Michelin.


À frente do Restaurante Vila Foz, desde a sua abertura, em 2019, Arnaldo Azevedo é um Chef criativo e arrojado, com um estilo próprio que o diferencia e identifica.

Depois de uma breve paragem que serviu para assentar ideias e refletir, o Restaurante Vila Foz reabriu as suas portas no passado dia 31 de janeiro, com novidades na carta. O Vila Foz propõe, agora, dois menus de degustação, o Maresia e o Novo Mundo - nomes já conhecidos de experiências anteriormente propostas, mas, agora, renovados e com algumas surpresas.

No Menu Maresia, há, claro está, muito mar. É um menu que reflete o privilégio desta proximidade, um menu que chega no embalo das marés e traz toda a frescura e excelência da nossa costa. Propostas que celebram peixes e mariscos, num cortejo aprumado de texturas e sensações. Mas desengane-se quem achar que este menu é exclusivamente do mar, pois há sempre dois momentos terra – ou seja, dois pratos de carne – nesta viagem gastronómica surpreendente de absoluta elevação dos sentidos.

E porque também há cada vez mais quem procure um mundo novo na gastronomia, o Menu Novo Mundo leva-nos, precisamente, até outras paragens, solta-nos das amarras de um mundo velho para nos deslumbrar com a ousadia de novos formatos e sabores redescobertos. O Novo Mundo é exclusivamente composto por pratos vegetarianos e vai ao encontro daqueles que não abdicam da haute cuisine num mundo onde não há lugar para carnes, peixes e mariscos.

Tanto num como noutro, a ideia é ir alterando, ajustando a carta de tempos a tempos, de acordo com a disponibilidade dos produtos da época – uma mais-valia que garante a mais absoluta frescura e qualidade de todos as propostas. Ambos os menus de degustação são surpresa, sendo que a única garantia que o Chef nos dá, é que por lá sempre estarão, com maior ou menor variação, alguns clássicos tidos como incontornáveis…

O que não sofre qualquer alteração é a experiência Kitchen Seat, que Arnaldo Azevedo continua a proporcionar a quem quiser ter o privilégio de desfrutar, em exclusivo, da sua gastronomia e da sua presença. Nesta experiência para duas pessoas, os convidados sentam-se de frente para a cozinha do Vila Foz, na companhia do Chef, num balcão a partir de onde o podem observar em ação, a preparar os pratos que lhes serão servidos. E com os pratos, o Chef serve, igualmente, histórias, explicações, curiosidades, num diálogo que acontece ao sabor dos momentos gastronómicos que se sucedem – sempre, claro está, primorosamente harmonizados com os vinhos recomendados.

Arnaldo Azevedo, o Chef para quem a gastronomia é como um puzzle, em que a partir de um determinado elemento (um produto, uma ideia, uma memória), se começa a moldar, a acrescentar, a explorar, num processo criativo e dinâmico que nos conduz ao resultado final. Neste processo de encaixe de todas as peças, uma palavra para a importância da equipa dedicada e empenhada que o acompanha, fundamental e presente em todas as etapas, mas também uma palavra de reconhecimento aos fornecedores, com quem é imprescindível construir relações de proximidade e confiança e que são, também eles, essenciais e inspiradores em todo o trajeto.

Um Chef faz-se de experiências acumuladas, de vivências, de viagens, de saberes e sabores percorridos ao longo de toda uma vida. E de muita pesquisa, de muito estudo – como, de resto, em todos os trabalhos criativos, em que uma pequena parte é inspiração e todo o resto é trabalho, muito trabalho.

E o que é que mudou depois da estrela Michelin? Não muito, só um ainda maior sentimento de responsabilidade em proporcionar uma experiência marcante e diferenciadora a quem chega, pois as expectativas são ainda mais altas. Para Arnaldo Azevedo, o seu papel é criar um conceito e uma magia à volta de uma refeição, de forma a garantir que quem tem essa experiência, leva consigo algo muito especial e guarda para sempre a memória do momento.

Arnaldo Azevedo, um Chef que coloca muita portugalidade nas suas propostas, tanto pelos produtos que utiliza, como pelas memórias que os seus sabores resgatam. Um Chef, que em relação ao futuro, diz tão-somente que o objetivo é tentar melhorar todos os dias, na certeza de ele e da sua equipa estarem no caminho certo e a dar o melhor de si. O lema é fazer sempre mais e melhor e, seguramente, o que tiver de acontecer, acontecerá.